Lula
Lula e Bolsonaro aparecem empatados no estado de São Paulo.| Foto: Ricardo Stuckert/Fotos Públicas

O presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estão empatados para as eleições de 2022 no estado de São Paulo. Uma pesquisa Ipespe, divulgada pelo Valor Econômico, mostra os dois com 27% das intenções de voto no primeiro turno. Em 2018, Bolsonaro venceu em São Paulo, o estado com o maior eleitorado do Brasil.

O ex-juiz Sergio Moro registrou 11% das intenções de voto; o apresentador Luciano Huck e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), estão numericamente empatados com 5%; e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), aparece com 4%. Declararam que votariam nulo ou em branco, 17%; já 4% não souberam responder.

A pesquisa testou um cenário com João Amoêdo (Novo), Luiz Henrique Mandetta (DEM) e Eduardo Leite (PSDB) substituindo Moro, Huck e Doria. Nesta simulação, Lula e Bolsonaro seguem empatados, mas Lula aparece numericamente à frente. O petista alcançou 29%, já o atual presidente segue com 27%. Neste cenário, Ciro e Amoêdo registraram 7%; Mandetta, 6%; Leite, 1%. Optaram por votos nulos ou branco, 19%; não souberam responder 4%.

O Ipespe realizou 1.000 entrevistas por telefone, entre 5 e 7 de abril em todo o Estado de São Paulo. A margem de erro máxima é de 3,2 pontos para mais ou para menos.