A senadora Eliziane Gama  apresentou um requerimento para a realização de uma sessão do Senado com a participação do presidente da Ucrânia.
A senadora Eliziane Gama apresentou um requerimento para a realização de uma sessão do Senado com a participação do presidente da Ucrânia.| Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado.

A senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) apresentou nesta quinta-feira (17) um requerimento para a realização de uma sessão do Senado com a participação do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Desde o início da invasão russa, Zelensky discursou por videoconferência ao Parlamento Europeu, à Câmara dos Comuns britânica, ao Congresso dos Estados Unidos, e também aos parlamentos alemão e canadense.

"A participação do líder Volodymyr Zelensky em uma sessão do Senado Federal, tal como já ocorreu em outros países democráticos como Estados Unidos e Alemanha, seria um gesto do nosso Senado Federal, a favor da paz e também de homenagem aos ucranianos que contribuem com o seu trabalho e cultura ao progresso do Brasil", afirmou a senadora no documento.

Ela também lembrou que a "comunidade ucraniana no Brasil é expressiva, alcançando cerca de 600 mil pessoas". Segundo dados divulgados nesta sexta-feira (18) pela Polícia Federal, até o momento, o Brasil recebeu 894 ucranianos desde 24 de fevereiro, dia que marca o início da guerra. "O Brasil abriga a maior colônia de ucranianos da América Latina e não pode se eximir de debater a crise humanitária e seus graves impactos econômicos", afirmou Eliziane Gama no Twitter.

O Senado vai promover na próxima quinta-feira (24) uma sessão de debates sobre as causas e os efeitos da guerra entre Rússia e Ucrânia e suas consequências para a economia. "Temos o maior respeito pela Rússia e por seu povo, que também organizaram prósperas comunidades no Brasil. Entretanto, a paz, para nós, é o que deve prevalecer, sempre", escreveu a senadora no requerimento.