urna eletrônica voto impresso PEC
Empresários e lideranças da sociedade civil defendem sistema eletrônico de votação.| Foto: TSE/Divulgação

Empresários, lideranças religiosas, entidades da sociedade civil e lideranças políticas divulgaram um manifesto em apoio ao sistema eleitoral brasileiro. O documento foi divulgado nesta quarta-feira (4) e foi chamado de "Eleições serão respeitadas". Os signatários defendem o sistema de votação eletrônica e afirmam que "a sociedade brasileira é garantidora da Constituição e não aceitará aventuras autoritárias." A informação foi divulgada pelo portal G1.

Eles ressaltam que "o Brasil terá eleições e seus resultados serão respeitados." A iniciativa foi publicada no mesmo dia em que o Supremo Tribunal Federal (STF) incluiu o presidente Jair Bolsonaro no inquérito das fake news por ataques ao sistema eletrônico de votação. O documento já recebeu mais de 260 assinaturas e segue aberto para novas adesões.

Entre os signatários estão: empresários como Luiza Trajano (Magazine Luiza), Roberto Setúbal (Itaú), Guilherme Leal (Natura), e Pedro Parente (BRF e ex-presidente da Petrobras). Assinam também ex-ministros do STF, economistas, autoridades religiosas, ex-ministros de governo, entre outros.