fachin
Edson Fachin, ministro do STF, teme que outros réus da Lava Jato se beneficiem de uma possível declaração de suspeição de Moro.| Foto: Nelson JR. / STF

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), expressou “grande preocupação” com o julgamento do pedido de suspeição do ex-juiz da Lava Jato Sergio Moro e o futuro de todos os processos julgados pelo magistrado no período em que esteve à frente da 13ª Vara Federal de Curitiba. Fachin disse em entrevista ao jornal O Globo que declarar a suspeição de Moro poderá ter “efeitos gigantescos” sobre as demais ações da Lava Jato, podendo inclusive anular atos processuais como condenações e bloqueios de bens de outros réus.

A ação que questiona a parcialidade de Moro para julgar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tramita na Segunda Turma do STF e teve seu desfecho adiado mais uma vez na última terça-feira por um pedido de vista. O placar do julgamento está, por enquanto, em 2 x 2. Falta apenas o voto do ministro Nunes Marques.

Fachin disse ainda a O Globo que a decisão de transferir os processos contra Lula de Curitiba para a Justiça Federal de Brasília atendeu a uma jurisprudência consolidada no STF sobre o assunto e que se tratou somente da competência do foro para julgá-lo e não de uma absolvição dos crimes imputados ao ex-presidente petista.

Nesta sexta-feira (12), em postagem no Twitter, Moro quebrou o silêncio para defender Fachin e repudiar os ataques feitos contra o ministro do STF.