Febraban Bancos Itaú Bradesco Santander
Febraban representa os maiores bancos privados do país.| Foto: Gazeta do Povo

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) emitiu nota na noite desta quinta-feira (2) em que reafirma o apoio ao manifesto pela democracia "A Praça é dos Três Poderes". A instituição cita no texto que "não ficará mais vinculada às decisões" da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) sobre o tema.

"A Febraban considera que o conteúdo do manifesto, aprovado por sua governança própria, foi amplamente divulgado pela mídia do país, cumprindo sua finalidade. A Federação manifesta respeito pela opção do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, que se posicionaram contrariamente à assinatura do manifesto", diz um trecho do comunicado. BB e Caixa ameaçaram deixar a federação, caso o manifesto fosse publicado.

A instituição ressalta que "não ficará mais vinculada às decisões da FIESP, que, sem consultar as demais entidades, resolveu adiar sem data a publicação do manifesto". A Febraban diz considerar o assunto encerrado e reforça que o conteúdo do texto era um “pedido de equilíbrio e serenidade, elementos basilares de uma democracia sólida e vigorosa".