Teste de Covid-19 em Pequim, em outubro: China mantém política de tolerância zero diante de pequenos surtos
Teste de Covid-19 em Pequim, em outubro: China mantém política de tolerância zero diante de pequenos surtos| Foto: EFE/EPA/STRINGER

O agravamento da pandemia em algumas regiões da Europa e da Ásia serve de alerta para o Brasil manter as medidas de prevenção contra a Covid-19. O aviso foi publicado no último boletim “Observatório Covid-19” divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) na sexta-feira (12). Segundo o relatório, os dados recentes no país indicam a manutenção da tendência geral de queda dos indicadores da doença, entretanto, ressalta que a pandemia ainda não acabou.

“O risco de recrudescimento permanece, como destacado pelo alerta da OMS na Europa e Ásia Central e deve servir de exemplo para o Brasil. A mensagem é importante, considerando os possíveis efeitos de medidas de flexibilização combinadas com a proximidade da temporada de festas e de férias”, diz a Fiocruz. “Diante deste novo cenário, o boletim coloca em pauta o debate sobre a necessidade de manutenção das medidas de distanciamento físico e de proteção individual no Brasil e ressalta a desaceleração do ritmo de vacinação de primeira dose contra a covid-19 no país”, destaca o relatório.

Na última semana de outubro, a Europa e a Ásia Central foram responsáveis por 59% de todos os casos e 48% dos óbitos registrados no mundo inteiro. Com quase 1,8 milhão de novos casos e 24 mil novas mortes relatadas, a Europa e a Ásia Central viram um aumento de 6% e 12%, respectivamente, em comparação com a semana anterior.