gilmar mendes stf lava jato
Gilmar Mendes, ministro do STF.| Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), revogou a liminar que paralisava as investigações no caso envolvendo um dos filhos do presidente, o senador Flávio Bolsonaro. A decisão do ministro foi tomada a partir da conclusão do julgamento do STF a respeito do compartilhamento de dados da Receita Federal e do antigo Coaf - hoje Unidade de Inteligência Financeira - junto ao Ministério Público.

A liminar havia sido concedida pelo próprio Gilmar Mendes em setembro, a pedido da defesa do senador. Ao Jornal Nacional, da Rede Globo, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), responsável pelas investigações, não disse quando vai retomar os trabalhos, já que o processo permanece em sigilo.

O MPRJ investiga a possível prática da chamada "rachadinha" - a devolução de parte dos salários pelos funcionários - por Flávio Bolsonaro, no período em que ele era deputado estadual. A investigação começou a partir da identificação de movimentações atípicas na conta de um dos assessores de Flávio, Fabrício Queiroz.

Ao JN, tanto a defesa de Flávio quanto a de Queiroz disseram "esperar que a Justiça prevaleça" e que a verdade seja restabelecida.