Flávio Dino
Primeiro ministro de Lula convidado a dar explicações à Câmara, Flávio Dino terá de esclarecer ações do governo na segurança pública.| Foto: Isaac Fontana/EFE

O ministro Flávio Dino, da Justiça, será ouvido na Comissão de Constituição e Justiça (CCJC) da Câmara dos Deputados nesta terça (28) para explicar as ações que foram adotadas pelo governo durante os atos de 8 de janeiro, que culminaram com a invasão e a depredação das sedes dos Três Poderes em Brasília. A audiência está marcada para as 14h.

Dino será o primeiro ministro do novo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a dar explicações à Câmara a convite dos deputados, tanto da base como da oposição. A audiência desta terça (28) foi pedida por Gervásio Maia (PSB-PB), Orlando Silva (PCdoB-SP) e Rubens Pereira Júnior (PT-MA), além de requerimentos de Carlos Jordy (PL-RJ) e Caroline de Toni (PL-SC), entre outros.

Além dos atos de 8 de janeiro, Flávio Dino terá de esclarecer as mudanças na política de controle de armas do governo federal decretadas no primeiro dia do governo Lula; a visita que fez ao Complexo da Maré, no último dia 13; e um balanço dos primeiros meses de atuação à frente do ministério, citando prioridades e diretrizes para o resto do ano.

Líder da oposição na Câmara, o deputado Carlos Jordy (PL-RJ) diz que vai questionar também sobre a “tentativa de intimidação de parlamentares, peticionando o Supremo Tribunal Federal para nos censurar”, sobre o ingresso de uma notícia-crime por fake news do ministro ao STF.

Já o deputado Marco Feliciano (PL-SP) vai pedir também esclarecimentos sobre a imposição de um sigilo das imagens captadas pelas câmeras do Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro.