Decisão de Luiz Fux, presidente do STF, que revogou ordem de soltura do traficante André do Rap, foi mantida pelo plenário da Corte.
Luiz Fux, presidente do STF| Foto: Felipe Sampaio/SCO/STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, disse nesta terça-feira (8) que a maior ajuda que o Poder Judiciário pode dar aos demais poderes é "respeitar a Constituição". "O Judiciário está pronto para colaborar com todos os demais poderes. E mais ainda, o que é muito importante, a maior ajuda que o Poder Judiciário pode dar aos demais poderes é manter o compromisso de respeitar a Constituição”, disse.

Fux, além disso, defendeu ainda uma "solução consensual" ao comentar o impacto econômico provocado pela pandemia da Covid-19, e das decisões jurídicas e políticas no período de crise sanitária. "Nós não temos um governo de juízes eleitos, temos um Estado democrático formado pelo nosso parlamento, que representa a voz da sociedade. Então, num diálogo entre Judiciário e Poderes em geral, eu preconizo que deva haver uma deferência às leis e atos executivos. Costumo dizer, não é a hora de ninguém ganhar e perder nada", afirmou o ministro.