Ministério da Saúde, em Brasília
Ministério da Saúde, em Brasília| Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

Governadores voltaram a defender a necessidade do avanço da vacinação contra Covid-19 durante reunião da Comissão Temporária no Senado nesta segunda-feira (10). No encontro, os chefes dos Executivos destacaram também a necessidade de reforço dos repasses federais para o investimento no sistema de saúde de estados e municípios, que podem enfrentar dificuldades em virtude de um possível recrudescimento da pandemia no país.

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), falou sobre o "exaurimento" dos recursos financeiros de estados e municípios, e atribuiu o problema ao incremento de custos da Saúde nos estados devido à pandemia da Covid-19.

Já o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), coordenador do tema da vacina no Fórum Nacional de Governadores, destacou a importância do avanço na vacinação dos brasileiros para que a imunização nacional não fique em disparidade com a imunização de países mais desenvolvidos, o que, segundo ele, poderia acarretar problemas com as nações que o Brasil tem relações comerciais mais fortes.

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), que preside o Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras, também reforçou a necessidade de avanço do Programa Nacional de Imunização (PNI), com a possibilidade de municípios adquirirem diretamente as vacinas com as farmacêuticas.