Portaria do Ministério das Relações Exteriores prevê a abertura de 34 cargos para a classe de terceiro-secretário da carreira de diplomata.
Portaria do Ministério das Relações Exteriores prevê a abertura de 34 cargos para a classe de terceiro-secretário da carreira de diplomata.| Foto: Divulgação/MRE

O Ministério das Relações Exteriores autorizou a realização de concurso público para ingresso na carreira diplomática neste ano. A portaria foi publicada nesta quarta-feira (9) no Diário Oficial. O texto prevê a abertura de 34 cargos para a classe de terceiro-secretário da carreira de diplomata. O concurso terá três fases, compostas por provas objetivas e escritas formuladas por questões de diversas áreas como língua portuguesa, inglesa, francesa e espanhola, história e política internacional, economia e direito. A fim de tornar compatível a data de conclusão do concurso, com o planejamento de atividades do Instituto Rio Branco em 2022, a portaria reduziu para dois meses o prazo entre a publicação do edital, que ainda será divulgado, e a realização da primeira prova.