Bolsonaro e Torres durante o evento de apresentação do novo passaporte.
Bolsonaro e Torres durante o evento de apresentação do novo passaporte.| Foto: Reprodução/TV Brasil.

O governo federal lançou nesta segunda-feira (27) o novo modelo do passaporte e apresentou a primeira remessa da Carteira de Identidade Nacional (CIN). O presidente Jair Bolsonaro (PL) entregou as primeiras carteiras emitidas pelos estados que participam do projeto-piloto durante uma cerimônia no Palácio do Planalto.

A partir do dia 4 de agosto de 2022, a CIN será emitida em um único modelo, independentemente de qual estado seja produzida. A Secretaria-Geral da Presidência informou, em nota, que o novo passaporte “é temático e homenageia todas as regiões do Brasil por meio de ícones representativos dos biomas e da cultura de cada local”.

“Além de moderno, o novo passaporte traz mais itens de segurança, pois alguns foram inseridos e outros atualizados”, disse o ministro da Justiça, Anderson Torres. Os dispositivos foram idealizados numa parceria entre a Casa da Moeda, Polícia Federal e Ministério das Relações Exteriores.

Não houve alteração em relação aos procedimentos para emissão e o valor continua R$ 257,25. O novo modelo começa a ser produzido em setembro de 2022. O serviço de emissão do documento, no modelo anterior, continua normalmente. O prazo de validade do passaporte é de 10 anos.