Aviso de terminal fechado no aeroporto de Heathrow, em Londres: mais de 40 países já proibiram voos com origem ou passagem pelo Reino Unido
Aviso de terminal fechado no aeroporto de Heathrow, em Londres: mais de 40 países já proibiram voos com origem ou passagem pelo Reino Unido| Foto: Niklas Halle'n/AFP

O governo federal decidiu proibir o desembarque no país de voos internacionais que tenham origem ou passagem pelo Reino Unido, onde foi descoberta uma mutação do novo coronavírus. A regra vale a partir desta sexta (25), conforme portaria publicada em edição extra do Diário Oficial da União na noite de quarta (24). Com isso, o Brasil se junta a um grupo de mais de 40 países que proibiram o ingresso de viajantes vindos do Reino Unido após o anúncio da circulação de uma nova cepa do vírus.

Trata-se de uma mudança na posição do governo. Até então, as autoridades consideravam que a apresentação do teste RT-PCR negativo – tanto para brasileiros quanto para estrangeiros vindos do exterior – seria suficiente para barrar a entrada de infectados.

A nova portaria também estabelece restrições a viajantes estrangeiros que passaram pelo Reino Unido nos últimos 14 dias. Eles terão a autorização de embarque para o Brasil temporariamente suspensa. Essas restrições, no entanto, não se aplicam a brasileiros natos ou naturalizados, imigrantes com residência definitiva, profissionais estrangeiros a serviço de organismo internacional, entre outras exceções. Nesses casos, se tiverem passado pelo Reino Unido, deverão cumprir quarentena de 14 dias ao ingressar no território brasileiro.