Arthur Lira
Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).| Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta terça-feira (22) que o Brasil vai enfrentar um "período educativo" de racionamento de energia para evitar uma "crise maior". Mas na noite desta terça-feira, Lira voltou atrás e afirmou pelas redes sociais que "será feito o incentivo ao uso eficiente da energia pelos consumidores de maneira voluntária", sem a necessidade de racionamento.

"Falei há pouco com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, que esclareceu que a Medida Provisória não irá trazer qualquer comando relativo ao racionamento de energia. Será feito o incentivo ao uso eficiente da energia pelos consumidores de maneira voluntária", disse o presidente da Câmara no Twitter.

Mais cedo, no entanto, Lira comentou que a possibilidade de "período educativo" de racionamento foi discutido em reunião com Bento Albuquerque. "O ministro Bento esteve comigo fazendo uma análise do cenário, garantindo que não vamos ter nenhum tipo de apagão, mas vamos ter que ter um período educativo aí de algum racionamento para não ter nenhum tipo de crise maior", disse o presidente da Câmara. A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo.

Segundo Lira, o governo está consultando o Supremo Tribunal Federal (STF) para evitar a judicialização de uma medida provisória que está sendo preparada. O governo federal trabalha no texto de uma medida provisória que deve autorizar um comitê interministerial a interferir na gestão de hidrelétricas.