Fogo consome árvores na Amazônia em registro fotográfico do Greenpeace: Brasil virou alvo de críticas do mundo todo.
Fogo consome árvores na Amazônia em registro fotográfico do Greenpeace: Brasil virou alvo de críticas do mundo todo.| Foto: Daniel Beltrá / Greenpeace

Estudo elaborado por pesquisadores do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e da Universidade Federal do Acre (UFAC) mostra que as queimadas em curso na Amazônia são resultado da ação humana. “Os incêndios registrados esse ano estão altamente correlacionados com o desmatamento”, afirmou à revista Época, Divino Silvério, um dos autores da pesquisa. O estudo cruzou os dados dos municípios que mais desmataram e os que sofrem com os incêndios e encontraram uma correlação entre os dois fatores. “Pelo menos oito dos municípios com mais focos de incêndio também estão entre os dez que mais desmataram”, concluiu Silvério.

A estação seca portanto não seria a causa principal das queimadas. "Na região central da Amazônia, os incêndios naturais são muito raros. A maior parte dos incêndios se inicia por ação humana. E, no caso de grandes áreas desmatadas, os incêndios são realizados como método de limpeza do terreno. Soma-se a isso o clima seco acima do normal, que ajuda o fogo a se alastrar por florestas ainda intactas. Portanto, os incêndios que ocorreram na Amazônia estão altamente correlacionados com o desmatamento", afirma o pesquisador.