O Inmet explica que as chuvas intensas estão sendo causadas pelo fenômeno chamado de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).
O Inmet explica que as chuvas intensas estão sendo causadas pelo fenômeno chamado de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).| Foto: Divulgação/Prefeitura de Camboriú/Redes sociais.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta sexta-feira (6) um alerta de chuvas intensas em parte das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste do país neste fim de semana. Segundo órgão, além do forte volume de chuvas, também há previsão de ventos intensos e riscos de alagamentos, descargas elétricas e queda de galhos de árvores.

No sábado (7) e no domingo (8) a previsão indica volumes significativos de chuva, em torno de 100 milímetros em 24h e de forma localizada, em seis estados: Mato Grosso, Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e também no norte de São Paulo.

O Inmet explica que as chuvas intensas estão sendo causadas pelo fenômeno chamado de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que teve início na noite de quarta-feira (4) e é responsável pela criação de nebulosidade nas regiões afetadas. O órgão recomenda que a população fique atenta aos avisos meteorológicos e siga as orientações da Defesa Civil das regiões atingidas pelos temporais.