O ministro da Justiça e ex-juiz Sergio Moro. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Sergio Moro, ex-juiz da Lava Jato| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasi

O Instituto Democracia e Liberdade (IDL) divulgou uma nota de repúdio contra o que chamou de "deplorável atitude" do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (Conpedi), que cancelou a participação do ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro no 3º Encontro Virtual do Conpedi, no último final de semana.

Moro seria responsável pela coordenação do painel "O Papel do Setor Privado em Políticas Anticorrupção e de Integridade". Mas a participação do ex-juiz da Lava Jato foi suspensa por causa da má repercussão entre professores e ativistas de esquerda, que ameaçaram boicotar o evento em uma carta aberta.

"Sergio Moro jamais cometeu qualquer ato desabonador em sua vida, seja como juiz federal, professor ou ministro. É um homem de bem, probo e inteligente, razão pela qual a decisão do CONPEDI de cancelar o convite para o Painel, com grande repercussão na mídia, revela um ato lamentável e infeliz que o IDL repudia publicamente", diz o comunicado assinado pelo presidente Edson José Ramon. Segundo ele, o Conpedi "jamais poderia cometer tamanha deselegância com alguém que merece toda a nossa admiração". Leia a nota na íntegra.