Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro.| Foto: Joédson Alves/EFE

O Brasil foi apontado como tendo a pior gestão da pandemia de Covid-19 na América Latina, conforme estudo publicado neste sábado pela firma de consultoria internacional Ipsos. O relatório, que contou com a participação de 380 formadores de opinião de toda a região, indica que o desempenho do governo brasileiro na crise sanitária recebeu desaprovação de 97% dos entrevistados. Na sequência, os maiores índices negativos foram o de Venezuela (75% de desaprovação) e Peru (65%).

O Chile foi o destaque na consulta, com avaliação positiva de 76% dos consultados pelo instituto Ipsos. O país também se destacou no processo de vacinação, com 88% de aprovação, enquanto o Uruguai teve 72%. Neste item, o Brasil foi o segundo pior no estudo, com apenas 13% de aprovação dos entrevistados, ficando à frente apenas da Venezuela, que teve 8%.

Sobre o trabalho concreto de enfrentamento da pandemia, Jair Bolsonaro foi considerado o segundo pior presidente, com 85% de avaliação negativa, superado apenas pelo ditador Nicolás Maduro, da Venezuela, que teve 90%. O melhor apontado no estudo, com 68% de apoio, foi o uruguaio Luis Alberto Lacalle Pou, seguido do chileno Sebastián Piñera, que teve 50%.