Dos 400 pedidos de visto humanitário para afegãos feitos ao governo federal até o momento, apenas 30 foram aprovados.
Dos 400 pedidos de visto humanitário para afegãos feitos ao governo federal até o momento, apenas 30 foram aprovados.| Foto: EFE/EPA/AKHTER GULFAM

O Ministério das Relações Exteriores afirmou nesta sexta-feira (1) que as exigências adicionais feitas pelo Itamaraty, para conceder vistos humanitários aos refugiados do Afeganistão, fazem parte de uma das etapas de segurança para permitir a entrada dos afegãos no Brasil. Segundo a pasta, a imposição é direcionada apenas para os pedidos elaborados por organizações não governamentais e entidades privadas que auxiliam a vinda dos estrangeiros ao país.

Dos 400 pedidos feitos ao governo federal até o momento, apenas 30 foram aprovados. As informações são do Poder 360. Segundo a publicação, o Itamaraty informou que muitas dessas solicitações são genéricas e não apresentam dados específicos do solicitante. Entre as exigências do Itamaraty estão comprovação de hospedagem, plano de saúde e odontológico e comprovante de que os refugiados terão acesso à alimentação, transporte e aulas em português. A Defensoria Pública da União afirma que as imposições são ilegais e não fazem parte da portaria interministerial.