Desembargador diz que não há evidências diretas da relação de Isaac Alcolumbre com a organização criminosa.
Desembargador diz que não há evidências diretas da relação de Isaac Alcolumbre com a organização criminosa.| Foto: Alap/Divulgação

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região mandou soltar o ex-deputado estadual pelo Amapá, Isaac Alcolumbre, primo do senador Davi Alcolumbre (DEM). A decisão foi deferida na terça-feira (26). Isaac foi preso temporariamente no dia 20 de outubro, durante uma operação da Polícia Federal contra o tráfico internacional de drogas.

Ele é proprietário de um aeródromo de Macapá (AP) que era utilizado por uma organização criminosa como base operacional para a importação e transporte de drogas, por meio de aeronaves que eram enviadas para diferentes pontos do Brasil. A PF investiga também o envolvimento do grupo com integrantes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Na decisão que pediu a soltura de Isaac Alcolumbre, o desembargador Cândido Arthur Ribeiro Filho afirma que no inquérito não há evidências diretas da relação do ex-parlamentar com a organização criminosa e que o nome de Alcolumbre consta apenas como proprietário do aeródromo. O desembargador destacou também que não há risco de fuga.

A investigação na qual Isaac Alcolumbre foi detido começou em maio de 2020, pouco mais de um mês após André Mendonça assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública.