kalil
O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD).| Foto: Divulgação

O prefeito reeleito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), assumiu o cargo nesta sexta (1º) para mais quatro anos de governo. Ele terá dois desafios e uma decisão política a tomar antes mesmo do fim da primeira metade do mandato que se inicia. Os desafios são a adoção de medidas para reaquecer o comércio da cidade, afetado pela pandemia da Covid-19, e a realização de obras para evitar mais mortes no município em decorrência de chuvas, como ocorreu em janeiro de 2020.

Já a decisão política tem a ver com o futuro de Kalil na vida pública. O prefeito terá que definir se vai disputar o governo do estado no ano que vem, deixando a prefeitura nas mãos do vice, Fuad Noman (PSD). O tempo para desincompatibilização é de seis meses antes do pleito. Seguidos os prazos eleitorais pré-pandemia, Kalil teria que deixar o cargo em abril de 2022.

A posse do prefeito, vice e vereadores foi realizada na Câmara Municipal de BH na tarde desta sexta-feira. Kalil e Fuad participaram de forma remota. Em curto discurso via internet, o prefeito justificou a ausência pela pandemia, por ser portador de comorbidades, ter 61 anos, e afirmou que Belo Horizonte continuará sendo plural. "A cidade é LGBT, é dos cristãos, dos evangélicos, dos negros, dos imigrantes e assim continuará sendo." Kalil não falou sobre planos ou projetos.