Vacinação contra Covid-19 em Curitiba
Vacinação contra Covid-19| Foto: Daniel Castellano/SMCS

A força-tarefa da Lava Jato no Rio de Janeiro encaminhou ofícios a diversas órgãos para verificar a possibilidade destinar R$ 550 milhões recuperados pela operação para destinação à compra de vacinas contra a Covid-19. Além do juiz Marcelo Bretas, titular da investigação na 7ª Vara Federal Criminal do Rio, receberam o documento a Advocacia Geral da União, à Procuradoria Geral do Estado, à Procuradoria Geral da República e ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Os processos decorrentes Lava Jato fluminense mantêm custodiado o valor total de R$ 552.574.264,16. Segundo a Procuradoria, há a expectativa de que o montante "aumente substancialmente" nas próximas semanas, em virtude de cumprimento de outras obrigações firmadas em acordos de colaboração premiada e de leniência.

De acordo com a Lava Jato, caso haja interesse, a força-tarefa vai requerer imediatamente a transferência dos valores às contas indicadas pelos representantes governamentais. No entanto, destaca a força-tarefa, será "vedada a realização de cerimônia ou solenidade para recebimento dos valores".