Ricardo Lewandowki, ministro do STF, decidiu que os partidos terão que repartir dinheiro e tempo de TV entre negros e brancos já nestas eleições. - vacinação obrigatória - Covid-19
O ministro do STF, Ricardo Lewandowki, arquivou notícias-crimes contra o presidente.| Foto: STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, arquivou pelo menos três notícias-crimes contra o presidente Jair Bolsonaro. O ministro considera que cabe ao procurador-geral da República, Augusto Aras, requisitar um inquérito caso haja “indícios razoáveis” de possíveis irregularidades cometidas pelo presidente. A informação foi divulgada pelo Valor Econômico. O PGR já notificou ao STF que instaurou procedimentos preliminares para realizar apurações.

Uma das notícias-crimes foi apresentada por deputados do PCdoB, em janeiro. Os deputados pediam que o então ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e o presidente  fossem investigados pela suposta omissão do governo federal que teria causado o colapso sanitário em Manaus. Outra ação arquivada era um pedido para apurar o envolvimento do governo na defesa do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ). Lewandowski também arquivou uma notícia-crime sobre suposta relação entre o advogado Frederick Wassef, ligado à família Bolsonaro, e a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos.