O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello| Foto: Isac Nóbrega/PR

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, intimou o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e o advogado-geral da União, José Levi Mello do Amaral Júnior, a apresentarem à corte a atualização do Plano Nacional de imunização contra a Covid-19, inclusive com cronograma correspondente às distintas fases da vacinação.

O despacho foi proferido nesta segunda-feira (18) um dia após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizar o uso emergencial da Coronavac e da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca. Em dezembro, também por determinação de Lewandowski, o governo apresentou o Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19, mas sem prever o início da data da aplicação das doses.

Nesta segunda, no entanto, Pazuello anunciou que o início da vacinação em todos os estados pode ocorrer às 17 horas. A declaração ocorreu durante uma cerimônia com governadores em um centro logístico da pasta em Guarulhos, na Grande São Paulo, que marca o envio dos primeiros lotes da Coronavac.