arthur lira
Deputado federal Arthur Lira (Progressistas-AL).| Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o candidato do governo Bolsonaro à presidência da Casa, Arthur Lira (Progressistas-AL), trocaram acusações neste sábado (9).

Pelo Twitter, Lira afirmou que estaria ocorrendo uma pressão de governadores sobre as bancadas estaduais, repressão das cúpulas partidárias e até ameaças de exonerações dentro da Câmara para influenciar na disputa. "Tudo isso lá do lado da turma que fala em democracia e liberdade...", escreveu Lira, num recado indireto ao grupo de Maia – que apoia a candidatura de Baleia Rossi e, como presidente da Câmara, pode promover as demissões citadas pelo deputado do PP.

Maia reagiu. Afirmou que Lira usa as mesmas práticas do "chefe" (o presidente Bolsonaro) para dirigir ataques contra adversários. Por meio de sua assessoria de imprensa, Maia reagiu divulgou nota em que acusa Lira de adotar uma narrativa falsa. "Cada vez mais o candidato do Bolsonaro usa das mesmas práticas do seu chefe. Por isso que cada vez mais eu ouço ele ser chamado de 'Bolsolira'." Para Maia, o comentário de Lira "é demonstração do desespero que já bateu na campanha do candidato do Bolsonaro".