Arthur Lira
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL)| Foto: Paulo Sergio/Câmara dos Deputados

Em entrevista coletiva em Brasília nesta terça-feira (3), o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), respondeu críticas do ex-presidente e pré-candidato petista Luiz Inácio Lula da Silva, que o comparou ao "imperador do Japão" ao comentar proposta de adoção do semipresidencialismo, discussão em andamento na Casa.

Questionado por repórteres, Lira afirmou que "falar sobre semipresidencialismo é uma grosseria, é desinformação. Ele não pode querer pautar (antes de ser eleito ou não) o que esse Congresso vai debater. Queremos uma proposta de debate, um debate para eventual implementação em 2030, se aprovado [...]. Falar de semipresidencialismo como golpe é no mínimo desconhecimento ou má informação. Falar de mim sem me conhecer é má fé. Me comparar ao imperador do Japão [dizendo que sou poderoso] é não conhecer a política mundial, quem manda no Japão é o primeiro ministro", completou.

Lira ainda defendeu o Orçamento que, segundo ele, passou por uma série de evoluções entre 2019 e 2021. Segundo ele, "dizer que o Congresso não pode legislar sobre orçamento, só quem vem com intenção de fazer ditadura no Brasil".