Mineração em terras indígenas: proposta defendida por Bolsonaro resolve escassez de fertilizantes?
Despacho assinado pelo presidente Bolsonaro indica 24 novos nomes que deverão assumir as diretorias de vários órgãos. Indicações ainda precisam ser aprovadas pelo Senado.| Foto: Isac Nobrega/PR

O presidente Jair Bolsonaro encaminhou ao Senado uma lista com novos nomes para a substituição de cargos de comando em diversas agências reguladoras do país, como Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Agência Nacional de Transportes Terrestres e Comissão de Valores Mobiliários (CVM), dentre outras. Todos os nomes deverão receber a aprovação do Senado para assumirem seus respectivos cargos. A relação dos indicados foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (4). Confira abaixo a lista de substituições:

Ana Carolina Argolo Nascimento de Castro foi indicada para assumir o cargo de diretora da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) no lugar de e Ricardo Medeiros de Andrade.

Mauricio Abijaodi Lopes de Vasconcellos foi indicado para exercer o cargo de diretor da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), na vaga decorrente do término do mandato de Marcelo Cruz.

Symone Christine de Santana Araujo foi indicada para ser reconduzida ao cargo de diretora da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Cláudio Jorge Martins de Souza foi indicado ao cargo de diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) na vaga decorrente do término do mandato de Felipe Kury.

Daniel Maia Vieira foi indicado para exercer o cargo de diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), na vaga decorrente do término do mandato de José Cesário Cecchi.

Jorge Antônio Aquino Lopes foi indicado para exercer o cargo de diretor da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), na vaga decorrente do término do mandato de Rogério Scarabel Barbosa.

Alexandre Fioranelli foi indicado para exercer o cargo de diretor da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), na vaga decorrente do término do mandato de Simone Sanches Freire.

Jorge Antônio Aquino Lopes foi indicado para exercer o cargo de diretor da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), na vaga decorrente do término do mandato de Rogério Scarabel Barbosa.

Wilson Pereira de Lima Filho foi indicado para exercer o cargo de diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), na vaga decorrente do término do mandato de Adalberto Tokarski.

Luciano Lourenço da Silva foi indicado para exercer o cargo de diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), na vaga decorrente da renúncia de Alexandre Porto Mendes de Souza.

Robson Crepaldi foi indicado para exercer o cargo de ouvidor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), na vaga decorrente do término do mandato de Caio Cesar Nascimento Nogueira.

Daniel Meirelles Fernandes Pereira foi indicado para exercer o cargo de diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), na vaga decorrente do término do mandato de Cristiane Rose Jourdan Gomes em 24 de julho de 2022.

Mauro Henrique Moreira Sousa foi indicado para exercer o cargo de diretor-Geral da Agência Nacional de Mineração (ANM), na vaga decorrente do término do mandato de Victor Hugo Froner Bicca em 4 de dezembro de 2022.

Roger Romão Cabral foi indicado para exercer o cargo de diretor da Agência Nacional de Mineração (ANM), na vaga decorrente do término do mandato de Debora Toci Puccini.

Tasso Mendonça Junior foi indicado para ser reconduzido ao cargo de Diretor da Agência Nacional de Mineração (ANM).

Juliana Oliveira Domingues foi indicada para exercer o cargo de Procuradora-Chefe da Procuradoria Federal Especializada junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica – (CADE), com mandato de dois anos, na vaga decorrente do término do mandato de Walter de Agra Júnior

Victor Oliveira Fernandes foi indicado para exercer o cargo de Conselheiro do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), com mandato de quatro anos, na vaga decorrente do término do mandato de Paula Farani de Azevedo Silveira.

João Pedro Barroso do Nascimento foi indicado para exercer o cargo de presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), na vaga decorrente do término do mandato de Marcelo Santos Barbosa em 14 de julho de 2022.

Sandoval de Araújo Feitosa Neto foi indicado para exercer o cargo de diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), na vaga decorrente do término do mandato de André Pepitone da Nóbrega em 13 de agosto de 2022.

Hélvio Neves Guerra foi indicado para ser reconduzido ao cargo de diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Ricardo Lavorato Tili foi indicado para exercer o cargo de diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), na vaga decorrente do término do mandato de Sandoval de Araújo Feitosa Neto em 24 de maio de 2022.

Fernando Luiz Mosna Ferreira da Silva foi indicado para exercer o cargo de diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), na vaga decorrente do término do mandato de Efrain Pereira da Cruz em 13 de agosto de 2022.

Agnes Maria de Aragão da Costa foi indicada para exercer o cargo de diretora da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), na vaga decorrente do término do mandato de Elisa Bastos Silva em 2 de dezembro de 2022.