Reabertura do Comércio em bandeira Laranja
Supermercados, padarias, assim como todo o comércio de Ribeirão Preto deve manter as portas fechadas.| Foto: Lineu Filho /Arquivo/Tribuna do Paraná

A prefeitura de Ribeirão Preto, cidade com 700 mil habitantes no interior de São Paulo, decidiu fechar o comércio do município e interromper a circulação do transporte público a partir desta quinta-feira (27). A medida, segundo o poder público local, é uma forma de tentar reduzir a ocupação de leitos de UTI em razão do alto índice de contaminações pela Covid-19. As restrições devem ser aplicadas até segunda-feira (31). “Na segunda-feira, depois de acompanhar as medidas restritivas, vamos anunciar se haverá flexibilização ou não”, afirmou o prefeito Duarte Nogueira ao decretar as novas restrições.

Supermercados, padarias, assim como todo o comércio da cidade devem manter as portas fechadas. No entanto, está autorizado o funcionamento por sistema de entregas até às 23h, inclusive para alimentos e bebidas. Os supermercados e hipermercados também podem funcionar em esquema de drive-thru, se tiverem estrutura para oferecer o serviço separado da loja comum. Escolas e serviços em geral estão proibidos de funcionar no período de quinta-feira a segunda-feira. Parques também serão fechados. As agências bancárias seguem abertas. As indústrias e a construção civil também podem manter as atividades. De acordo com a prefeitura, a ocupação de leitos de UTI chegou a 96% da capacidade na segunda-feira (24) e 85% das vagas em enfermarias estão lotadas. Com informações da Agência Brasil.