Lula decide convidar Marina Silva para o Ministério do Meio Ambiente
| Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), decidiu convidar Marina Silva (Rede) para comandar o Ministério do Meio Ambiente do futuro governo, segundo ele sinalizou a pessoas próximas. Caso aceite, a ex-ministra e ex-senadora retornará ao posto que ocupou entre 2003 e 2008, nos primeiros mandatos de Lula.

Segundo relatos de bastidores, Lula pensava em indicar Marina para o cargo de Autoridade Climática e deixar o Meio Ambiente para a senadora Simone Tebet (MDB-MS), que o apoiou no segundo turno das eleições presidenciais. Tebet teria indicado que só aceitaria a dobradinha com o consentimento de Marina.

Porém, Marina defendeu a indicação de um cargo técnico para a Autoridade Climática, conforme ela mesma afirmou no Twitter na noite de sexta-feira (23). Na publicação, ela disse que teve "uma boa conversa com Lula sobre os rumos da política socioambiental do país".

Com a ex-ministra no Meio Ambiente, Lula tentará encontrar outro ministério para Tebet. A intenção dela era comandar o Desenvolvimento Social, pasta que será responsável pelo Bolsa Família, mas o cargo acabou na mão de um petista, o senador eleito Wellington Dias (PI). Os ministérios do Planejamento, Turismo e Cidades estariam entre as opções do presidente eleito para encaixar a aliada.

Marina foi ministra do Meio Ambiente entre 1.º de janeiro de 2003 e 13 de maio de 2008. Pediu demissão depois de Lula deixar o Plano Amazônia Sustentável (PAS) a cargo do ministro da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger. Também pesaram para a saída dela divergências com a então ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), que reclamava da demora nas licenças ambientais de obras de interesse do governo.