O ex-presidente Lula.
O ex-presidente Lula.| Foto: José Cruz/Agência Brasil

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que não precisa ser candidato nas eleições de 2022, mas se coloca à disposição para concorrer, caso seja necessário "para derrotar o bolsonarismo". A declaração foi dada ao UOL Entrevista. "Eu tenho certeza que, se for necessário para derrotar o tal bolsonarismo, não tenha dúvida nenhuma que me colocarei à disposição", disse o ex-presidente.

"Vai depender das circunstâncias políticas e em que momento for decidido. Vai depender do PT, das candidaturas, das alianças políticas que a gente for fazer, se vai ser necessário ou não eu ser candidato. Eu já fui presidente, não necessariamente preciso novamente ser presidente", afirmou Lula.

No momento, Lula está inelegível por ter sido condenado em segunda instância no âmbito da Operação Lava Jato. A defesa do petista recorreu ao Supremo Tribunal contra as condenações. Em fevereiro, Lula chegou a lançar Fernando Haddad como possível candidato petista para as eleições de 2022, mas disse que ainda há tempo para decidir.