O presidente da República, Jair Bolsonaro.
O presidente da República, Jair Bolsonaro.| Foto: Evaristo Sá/AFP

A maioria da bancada do DEM na Câmara não descarta apoiar o presidente Jair Bolsonaro na disputa pela reeleição em 2022. Segundo levantamento realizado pelo Estadão, que conseguiu conversar com 22 deputados da bancada, formada por 27 parlamentares. Apenas Alexandre Leite (SP) e Kim Kataguiri (SP) declararam que não irão apoiar Bolsonaro em 2022.

Outros seis disseram que vão apoiar Bolsonaro na disputa pela reeleição. Os demais afirmaram que não decidiram ainda, mas deixaram aberta a possibilidade de defender uma aliança com Bolsonaro. E nenhum deputado, com exceção de Maia, pretende deixar o DEM.

Entre os deputados ouvidos, parte se mostrou disposta a apoiar as pautas do governo na Câmara, ainda que o alinhamento não seja automático. A expectativa é de que a provável saída do ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia (RJ) do partido não provocará uma “debandada” dos deputados da legenda.

O DEM conta com dois ministros na gestão Bolsonaro, Onyx Lorenzoni na Cidadania e Tereza Cristina na Agricultura. Além de Paulo Azi (BA), que atua como vice-líder do governo na Câmara e Pedro Lupion (PR), no Congresso.