reforma - código - eleitoral
Presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) anunciou que a PEC do voto impresso irá para votação em plenário, mesmo após a Comissão Especial da Câmara proposta.| Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Um levantamento realizado pelo jornal O Globo aponta que 15, dos 24 partidos que compõem a Câmara dos Deputados, são declaradamente contrários ao voto impresso. A apuração foi realizada com líderes e dirigentes das siglas. Segundo a publicação, as legendas reúnem 330 parlamentares de um total de 513. São necessários, no mínimo, 308 votos para aprovar a proposta.

Na sexta-feira, o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL) anunciou que a PEC  do voto impresso irá para votação em plenário, mesmo após a Comissão Especial da Câmara rejeitar a reimplementação do voto impresso no Brasil. Lira justificou a medida com a argumentação de que o tema polarizou a sociedade e que, portanto, é necessário ouvir a opinião de todos os deputados, não apenas de uma comissão. No sábado (7), o vice-presidente da Câmara dos deputados, Marcelo Ramos (PL-AM), afirmou que a proposta seria derrubada de forma “acachapante" no plenário.