De acordo com a Defesa Civil do estado, 15.199 pessoas estão desalojadas e 6.371 desabrigadas. Até o momento foram contabilizadas 10 mortes.
De acordo com a Defesa Civil do estado, 15.199 pessoas estão desalojadas e 6.371 desabrigadas. Até o momento foram contabilizadas 10 mortes.| Foto: Isac Nóbrega/PR

As fortes chuvas que atingiram a Bahia na última semana já prejudicaram cerca de 220 mil pessoas em todo o estado, segundo informações da Defesa Civil Estadual divulgadas nesta segunda-feira (13). De acordo com o órgão, 15.199 pessoas estão desalojadas e 6.371 desabrigadas. Até o momento foram contabilizadas 10 mortes. Os temporais fizeram rios transbordarem, casas foram inundadas e algumas estradas e pontes foram destruídas, deixando cidades ilhadas e incomunicáveis.

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), declarou situação de emergência em pelo menos 51 municípios. Já o governo federal reconheceu até agora o estado de emergência em 24 municípios baianos. No domingo o presidente Jair Bolsonaro sobrevoou a região e criticou o governador petista. De acordo com o Corpo de Bombeiros, os municípios mais afetados no extremo sul são: Eunápolis, Guaratinga, Itabela, Itanhém, Mucuri, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas e Vereda, além de Jucuruçú, Medeiros Neto, Prado, Itamaraju. No sul do estado foram atingidas as cidades de Mascote, Itacaré, Itabuna, Ilhéus, Canavieiras, Camacan e Belmonte.