Ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta
Ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta| Foto: EVARISTO SA / AFP

O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta alertou para o risco do Brasil enfrentar uma megaepidemia caso a nova variante da Covid-19, identificada no Amazonas, se espalhe pelo país. "O mundo inteiro está fechando os voos para o Brasil, e o país não só está aberto normalmente, como está retirando pacientes de Manaus e mandando para Goiás, Bahia, outros lugares, sem fazer os bloqueios de biossegurança. Provavelmente vamos plantar essa cepa em todos os territórios da federação, e daqui a 60 dias podemos ter uma megaepidemia", disse, em entrevista ao programa Manhattan Connection, da TV Cultura.

Mandetta disse ainda que houve uma "intervenção militar" no Ministério da Saúde ao comentar o inquérito contra Eduardo Pazuello no Supremo Tribunal Federal (STF). "Vimos uma intervenção militar burra que culminou nessa burrice, no inquérito no STF, TCU, por conta de todos esses erros. Tomaram medidas não técnicas e pagarão um preço por isso", disse.

Mandetta deixou o governo do presidente Jair Bolsonaro em abril de 2020 após divergências nas ações de combate à pandemia da Covid-19.