O senador Marcos Rogério (DEM-RO), governista que integra a CPI da Covid
O senador Marcos Rogério (DEM-RO), governista que integra a CPI da Covid.| Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senad

O senador Marcos Rogério (DEM-RO) pretende anular as deliberações acertadas na CPI da Covid nesta quarta-feira (9). Ele apresentou uma questão de ordem à Mesa do Senado e disse que hoje foi um “dia triste” na comissão. Entre as decisões aprovadas hoje, estão as convocações do deputado federal e ex-ministro Osmar Terra (MDB-RS), de Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques, auditor do Tribunal de Contas da União (TCU), responsável por um relatório que questionou o número de mortos na pandemia; e de outras seis pessoas.

Para Rogério, a pauta do dia sofreu “significantes modificações”, devido a inclusão de requerimentos de convocação de depoentes e de quebra de sigilos, segundo a Agência Senado. Segundo o senador, o Regimento Interno exige que a pauta da sessão seja disponibilizada com dois dias úteis de antecedência, com exceção de casos de urgência. Ele considerou que o presidente da comissão, senador Omar Aziz (PSD-AM) alterou a pauta “de forma arbitrária”.

O pedido para anular o que foi decidido na CPI da Covid desta quarta ainda deve ser analisado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).