Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
"Capitã Cloroquina"

Mayra Pinheiro aciona STF contra cúpula da CPI da Covid

A médica Mayra Pinheiro durante depoimento na CPI da Covid, no ano passado
A médica Mayra Pinheiro durante depoimento na CPI da Covid, no ano passado (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senad)

Ouça este conteúdo

A médica Mayra Pinheiro, do Ministério da Saúde, entrou com uma queixa-crime no Supremo Tribunal Federal (STF) contra os senadores que formaram a cúpula da CPI da Covid, vigente no ano passado no Congresso. A medida é direcionada aos senadores Omar Aziz (PSD-AM), presidente da comissão, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice, e Renan Calheiros (MDB-AL), relator. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Segundo Pinheiro, a CPI vazou seu sigilo funcional ao divulgar uma troca de emails que ela teve com autoridades de Portugal. No texto, a médica, que é secretária de Gestão do Trabalho do Ministério da Saúde, defendia a adoção do tratamento precoce contra a Covid-19. Pinheiro se notabilizou pela defesa do uso de um coquetel de medicamentos no atendimento a pacientes na primeira fase da Covid-19.

A requisição de Pinheiro cita ainda que ela teria sido vítima de perseguição e violência contra a mulher por parte da CPI. Ela falou ao colegiado em 25 de maio. Na ocasião, ela relembrou que a cloroquina não cura a Covid-19, mas que, na opinião dela, seria um dos medicamentos que poderiam ser utilizados para minimizar alguns dos efeitos causados pela doença no início do tratamento.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.