A Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, é a vacina contra Covid mais aplicada no país.
A Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, é a vacina contra Covid mais aplicada no país.| Foto: Tony Capellão/Prefeitura de Canoas (RS)

O MDB ingressou, na quinta-feira (1º), com uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o governo do presidente Jair Bolsonaro. O partido cita que o Executivo, por meio do Ministério da Saúde, está sendo omisso por não ter decretado um "protocolo clínico ou diretriz terapêutica para tratamento da Covid-19".

Na ADPF, o MDB cita 17 circunstâncias que justificam a ação, como a divergência entre as diretrizes do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS), a insistência no uso da cloroquina para o combate à Covid-19 e o elevado número de mortes registradas no Brasil desde o início da pandemia.

O partido solicita que o STF ordene ao governo a criação de um protocolo contra a doença.

Maior partido do Brasil em número de filiados, o MDB tem hoje figuras de destaque tanto do lado de oposição quanto do lado de apoio a Bolsonaro. Entre os oposicionistas está o senador Renan Calheiros (AL), relator da CPI da Covid do Senado. Já um dos apoiadores é o senador Fernando Bezerra Coelho (PE), que também integra a CPI e é líder do governo no Senado.