Indicado ao STF, André Mendonça ainda não conseguiu maioria pela sua aprovação.
Indicado ao STF, André Mendonça ainda não conseguiu maioria pela sua aprovação.| Foto: Isac Nobrega/PR

O ex-advogado-geral da União André Mendonça disse a uma pessoa próxima nesta quinta-feira (16) que a chance de desistir da vaga ao Supremo Tribunal Federal (STF) é "zero vezes zero". Mendonça foi indicado à vaga pelo presidente Jair Bolsonaro há quase dois meses. Porém, ainda enfrenta a resistência do presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Davi Alcolumbre (DEM-AP), em marcar a sabatina no colegiado. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), disse nesta quinta que pretende conversar com Alcolumbre para marcar a data da sabatina de Mendonça. Nos bastidores, o presidente da CCJ aponta que prefere o atual procurador-geral da República, Augusto Aras, para a vaga ao STF. Alcolumbre também estaria contrariado com Bolsonaro por ter perdido o controle de emendas parlamentares.

Nesta quinta-feira (16), os senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE), líder do partido, e Jorge Kajuru (Podemos-GO), protocolaram um mandado de segurança no STF para obrigar Alcolumbre a pautar a sabatina de Mendonça seja marcada.