De acordo com a embaixada americana, será exigida a apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19 para entrada nos Estados Unidos apenas para maiores de 18 anos.
De acordo com a embaixada americana, será exigida a apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19 para entrada nos Estados Unidos apenas para maiores de 18 anos.| Foto: Gerson Klaina/Tribuna do Paraná

A Embaixada e os Consulados dos Estados Unidos no Brasil vão retomar a emissão de vistos aos brasileiros a partir do dia 8 de novembro. O processo vale para todos os tipos de visto. Em nota, o porta-voz e chefe da seção consular, Antonio Agnone, afirma que um número significativo de vagas para entrevistas, incluindo datas para este ano, já foram disponibilizadas.

De acordo com a embaixada americana, será exigida a apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19 para entrada nos Estados Unidos apenas para maiores de 18 anos. No caso de crianças e adolescentes, a única exigência será a apresentação de um teste negativo para Covid-19 realizado no mesmo período dos adultos que os acompanham. “Este novo sistema de viagens substitui as restrições existentes para o Brasil e outros países, implementando uma abordagem consistente em todo o mundo”, diz a embaixada.

A política anunciada na segunda-feira (25) pelo governo Biden, vigente a partir de 8 de novembro, define que os viajantes completamente imunizados deverão apresentar, antes do embarque, o comprovante de vacinação - incluindo o nome, a data de nascimento, o produto vacinado e as datas da administração de todas as doses - e um teste PCR ou antígeno negativo feito até três dias antes do embarque.

Serão aceitas todas as vacinas aprovadas integralmente e para uso emergencial pelo FDA e Organização Mundial da Saúde (OMS), incluindo o mix de vacinas. A dose final deve ser administrada ao menos duas semanas antes do embarque para os EUA. Todas as vacinas em uso no Brasil são aceitas.