vacina da Pfizer
Vacinas contra a Covid-19 da Pfizer.| Foto: Justin Tallis/AFP

O Ministério da Economia confirmou à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid que, em 7 de agosto de 2020, representantes da pasta estiveram reunidos com executivos da Pfizer para discutir os avanços da farmacêutica na busca de uma vacina contra a Covid-19. Na ocasião, o ministério alegou que não era responsável pela decisão de compra de vacinas.

Na documentação encaminhada à CPI, a pasta relata que "a empresa procurou o ministério para informar sobre a sua tecnologia para desenvolver a produção da vacina contra a Covid-19, o que incluiu o estágio de desenvolvimento (testes clínicos em curso) e tecnologia inovadora envolvida". "A empresa foi informada na reunião que não cabe ao Ministério da Economia decidir sobre a compra de determinada vacina, pois se trata de uma decisão de Saúde Pública", acrescentou.

Na última semana, durante audiência da CPI da Covid, o gerente-geral da Pfizer na América Latina, Carlos Murillo, já havia citado a reunião com os representantes do Ministério da Economia em agosto. Este contato, no entanto, teve caráter preliminar, porque na ocasião a Pfizer não havia feito uma oferta formal ao governo brasileiro.