Ministério da Saúde
Fachada do Ministério da Saúde, em Brasília.| Foto: Arquivo/Gazeta do Povo

O Ministério da Saúde informou que os sistemas de dados do órgão que ainda não estão disponíveis serão normalizados até sexta-feira (14). O anúncio ocorre pouco mais de um mês após um ataque hacker à da pasta. O secretário-executivo do ministério, Rodrigo Cruz, detalhou que, até o final desta semana, devem ser disponibilizados dados sobre a vacinação e outras informações que ainda não estão plenamente acessíveis ao público.

"Expectativa é que, até sexta-feira, então, se resolva grande parte desses painéis e desses dados para a disseminação do público em geral", disse Cruz durante coletiva nesta quarta-feira (12). O download do certificado de vacinação pelo aplicativo ConecteSUS já está regularizado, segundo o secretário. Ele negou afirmações de que haveria um "apagão" de dados da pasta desde a invasão hacker.

Um grupo de deputados do PT pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma investigação contra o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, pela demora no restabelecimento do sistema. Cruz confirmou apenas que a pessoa responsável pelo acesso indevido, ocorrido em dezembro, deletou dados de bases do ministério, o que gerou prejuízos. Alguns painéis de informações seguem indisponíveis ou com dificuldades na atualização, como o Open DataSUS.

"O Open DataSUS é o grande desafio. A expectativa é que casos de Covid-19 já estejam disponibilizados até sexta-feira. Os sistemas LocalizaSUS e o painel coronavírus também devem ser resolvidos em grande parte para disseminação do público em geral", afirmou. Com informações da Agência Brasil.