vacinas
Vacina da gripe poderá ser aplicada junto com a da Covid-19, sem o intervalo mínimo de 14 dias que hoje é recomendável.| Foto: Rodrigo Nunes/MS

O Ministério da Saúde prepara uma portaria para suspender a recomendação de que as vacinas da gripe e da Covid-19 sejam aplicadas em intervalo mínimo de 14 dias. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (27) pelo secretário executivo da pasta Rodrigo Cruz, que responde interinamente pelo ministério enquanto o titular Marcelo Queiroga, que está com Covid, cumpre quarentena em Nova York. "A Câmara Técnica apresentou um estudo que aponta que é seguro e não tem problema nenhum em lançar mão dessa estratégia", disse.

Com isso, quem for a um posto a partir de outubro poderá receber as duas vacinas ao mesmo tempo. Segundo ele, a Câmara Técnica avalia que os benefícios da dupla imunização superam eventuais riscos. Com essa medida, o ministério espera alavancar a vacinação contra a gripe, prejudicada pela pandemia. De acordo com Cruz, a expectativa é que a portaria saia nos próximos dias, oficializando a alteração.