O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.| Foto: Valter Campanato / Agência Brasil

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, associou as pessoas que promoveram os atos de vandalismo no dia 08 de janeiro, em Brasília, a assassinos de escola, ao se referir “a ideia de violência extremista”. A declaração foi dada em uma coletiva de imprensa, nesta segunda-feira (10), após a cerimônia em alusão aos 100 dias de governo do presidente Lula.

Segundo Dino, há uma relação entre os ataques do dia 8 de janeiro e os ataques a escolas e creches, como o que ocorreu em Blumenau na semana passada, deixando quatro crianças mortas. Ele atribuiu o caso a “influência da ideia de violência extremista a qualquer preço, a qualquer custo”.

“Estamos agora às voltas com essas ameaças relativas a escolas. Nós temos uma ligação entre uma coisa e outra. O ethos, o paradigma de organização do mundo que golpistas políticos e agressores de crianças, assassinos de crianças têm é o mesmo. É a mesma matriz de pensamento, a matriz da violência”, afirmou o ministro da Justiça.

Dino ainda disse que “a resposta que nos cabe é a resposta da responsabilização. É dar punição para essas pessoas que violam a lei e, claro, dar prevenção, como nós estamos fazendo cotidianamente”.