Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Audiência na Câmara

Ministro do Meio Ambiente refuta imagem do Brasil como “pária ambiental”

ministro
Ministro Ricardo Salles culpou gestões passadas do PT por queda no orçamento do Meio Ambiente. (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

Ouça este conteúdo

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, rebateu os argumentos de ambientalistas e partidos de oposição de que o Brasil se tornou um “pária ambiental” a partir do governo Bolsonaro. Salles participou presencialmente de audiência conjunta das Comissões de Meio Ambiente e de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, nesta segunda-feira (3). Ele atribuiu a imagem de “pária ambiental” ao que chamou “detratores públicos”, “ambientalistas de palanque” e “pseudoacadêmicos” que “denigrem” o país no exterior.

Salles acusou os governos do PT pelo atual estágio de desmatamento na Amazônia e de queda no orçamento do Ministério do Meio Ambiente. “Nem de longe a maior queda orçamentária se deu nesses anos do governo Bolsonaro. Nos anos de 2013 a 2015, quando o PT estava na presidência da República, a redução no volume do orçamento foi de cerca de R$ 14 bilhões para R$ 4 bilhões”, disse Salles.

Quanto ao desmatamento na Amazônia, o ministro afirmou que isso é reflexo da falta de regularização fundiária, zoneamento econômico-ecológico e bioeconomia para viabilizar o sustento de 23 milhões de amazônidas e deixá-los menos sujeitos ao que chamou de “cooptação para atividades ilegais”.

Orientado pela presidente da Comissão de Meio Ambiente, deputada Carla Zambelli (PSL-SP), Salles evitou responder sobre a notícia-crime por suposta obstrução à operação que apreendeu 213 mil m³ de madeira ilegal entre Amazonas e Pará, no fim do ano passado. As informações são da Agência Câmara.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.