ministro
Ministro Ricardo Salles culpou gestões passadas do PT por queda no orçamento do Meio Ambiente.| Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, rebateu os argumentos de ambientalistas e partidos de oposição de que o Brasil se tornou um “pária ambiental” a partir do governo Bolsonaro. Salles participou presencialmente de audiência conjunta das Comissões de Meio Ambiente e de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, nesta segunda-feira (3). Ele atribuiu a imagem de “pária ambiental” ao que chamou “detratores públicos”, “ambientalistas de palanque” e “pseudoacadêmicos” que “denigrem” o país no exterior.

Salles acusou os governos do PT pelo atual estágio de desmatamento na Amazônia e de queda no orçamento do Ministério do Meio Ambiente. “Nem de longe a maior queda orçamentária se deu nesses anos do governo Bolsonaro. Nos anos de 2013 a 2015, quando o PT estava na presidência da República, a redução no volume do orçamento foi de cerca de R$ 14 bilhões para R$ 4 bilhões”, disse Salles.

Quanto ao desmatamento na Amazônia, o ministro afirmou que isso é reflexo da falta de regularização fundiária, zoneamento econômico-ecológico e bioeconomia para viabilizar o sustento de 23 milhões de amazônidas e deixá-los menos sujeitos ao que chamou de “cooptação para atividades ilegais”.

Orientado pela presidente da Comissão de Meio Ambiente, deputada Carla Zambelli (PSL-SP), Salles evitou responder sobre a notícia-crime por suposta obstrução à operação que apreendeu 213 mil m³ de madeira ilegal entre Amazonas e Pará, no fim do ano passado. As informações são da Agência Câmara.