Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio
Pivô das investigações sobre candidaturas de laranjas do PSL, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.| Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Nesta segunda-feira (7), o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antonio (PSL), garantiu que não pretende se afastar do cargo após ser denunciado pela Procuradoria Eleitoral de Minas Gerais pelo uso de candidaturas laranjas em 2018 e diante da possibilidade da abertura de uma nova investigação, agora por caixa 2. "Quem não deve não teme", afirmou em entrevista à Rádio Itatiaia. "Por que me afastaria, se tenho a consciência tranquila? Não vejo problema nenhum, caso abra essa segunda investigação para caixa 2. Sempre zelei por observar as regras da lei eleitoral. Portanto, estou absolutamente tranquilo em relação a esses fatos".

Álvaro Antônio foi denunciado na sexta-feira (4) pela Procuradoria e também foi indiciado pela Polícia Federal no inquérito da Operação Sufrágio Ostentação por falsidade ideológica, associação criminosa e apropriação indébita. De acordo com as investigações, o ministro, então candidato a deputado federal, articulou um esquema de lançamento de candidaturas femininas sem a intenção de elegê-las, apenas para acessar recursos do fundo eleitoral. Na sexta-feira, o promotor de Justiça Fernando Abreu, autor da denúncia, admitiu a possibilidade de novas investigações em relação ao esquema, sem detalhar quais seriam.