O senador Marcos do Val (Podemos-ES).
O senador Marcos do Val (Podemos-ES).| Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorizou nesta terça-feira (7) a devolução do celular do senador Marcos do Val (Podemos-ES). O pedido foi encaminhado à Corte pela Polícia Federal. Além disso, a Advocacia-Geral do Senado Federal também solicitou a devolução do aparelho ao parlamentar. A PF informou ao ministro que já extraiu os dados do celular.

“A Polícia Federal solicitou autorização para restituir o aparelho celular – fornecido espontaneamente por Marcos do Val – por já ter realizado a extração dos dados. Diante disso, nos termos do art. 118 do Código de Processo Penal, autorizo a restituição do celular de Marcos do Val”, escreveu Moraes.

Na sexta (3), o ministro determinou a abertura de um inquérito contra o senador por supostos crimes de falso testemunho, denunciação caluniosa e coação no curso do processo. Um dia antes, o parlamentar denunciou um suposto plano de golpe de estado envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-deputado Daniel Silveira (PTB-RJ). No entanto, o senador relatou versões diferentes sobre o que teria ocorrido.