O ministro do STF Alexandre de Moraes.
O ministro do STF Alexandre de Moraes.| Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou que a Polícia Federal tome o depoimento do empresário Otávio Fakhoury sobre o financiamento de uma aeronave particular que ficou à disposição do deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ). A PF tem prazo de cinco dias para ouvir Fakhoury, do PTB.

A decisão faz parte do inquérito que apura a organização e financiamento de milícias digitais, no qual o empresário aparece como investigado. No documento, o ministro citou uma reportagem da Folha de S. Paulo que mostrou que o empresário deixou um jato particular à disposição do deputado para que ele pudesse comparecer a manifestações no último domingo (1º). Silveira participou de atos no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Nesta terça-feira (3), Moraes multou o parlamentar em R$ 405 mil por descumprir medidas cautelares determinadas pela Corte. Em nota, o advogado João Vinícius Manssur, que representa o empresário, afirmou que seu cliente "não foi intimado da decisão" e, quando devidamente intimado, "apresentará os esclarecimentos necessários".