Alexandre de Moraes
Ministro do STF Alexandre de Moraes afasta possibilidade de arquivar inquérito das fake news, do qual é relator.| Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, relator do inquérito das fake news, negou um suposto encerramento das investigações. Segundo Moraes, "não vai arquivar inquérito de fake news nenhum, porque nós estamos chegando nos financiadores", afirmou. O ministro destacou que as apurações seguem apesar de "as pessoas não entenderem que a investigação tem o seu momento público e tem o seu momento sigiloso, que no mais das vezes é o mais importante”, em alusão ao hiato de despachos no processo, que não tem novas ordens desde março.

A possibilidade de arquivamento da investigação passou a ser aventada nos bastidores após o perdão concedido pelo presidente Jair Bolsonaro ao deputado federal Daniel Silveira após condenação do parlamentar pelo STF.

O magistrado ainda defendeu que “a História vai reconhecer o ato inteligente e corajoso do ministro Dias Toffoli”, que, em 2019, abriu o inquérito das fake news. As declarações foram dadas por Alexandre de Moraes em evento realizado em São Paulo, no qual o ministro defendeu, ainda, que "desinformação não é ingênua, mas criminosa".

Alexandre de Moraes garantiu, também, que todos os eleitos em 2022 serão diplomados "não importa quem" forem e reforçou a segurança do processo eleitoral brasileiro, com críticas a dúvidas levantadas sobre a operação das urnas eletrônicas. Ele será presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE durante as eleições de 2022; assume o comando da Corte em agosto.