Ministro Alexandre de Moraes é o relator do inquérito dos atos antidemocráticos no STF.
O ministro do STF, Alexandre de Moraes.| Foto: Divulgação/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes pediu para a Procuradoria-Geral da República (PGR) opinar sobre um novo pedido de investigação contra o procurador-geral da República, Augusto Aras. O ministro deu prazo de 15 dias para a manifestação do órgão. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo.

O despacho do ministro não esclarece quem deverá fazer o parecer, se o próprio Aras ou outro integrante da PGR. O pedido é parte da tramitação de uma ação apresentada pela Comissão de Defesa dos Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns. A Comissão acusa Aras de prevaricação por supostamente ter se omitido sobre a gestão do presidente Jair Bolsonaro da pandemia.

O PGR também é acusado de interferir na independência funcional dos procuradores do Ministério Público Federal (MPF) e de blindar Bolsonaro contra investigações. A Comissão Arns pede ao STF para determinar que Conselho Superior do Ministério Público Federal analise a possível abertura de um investigação criminal contra Aras.